Senado aumenta prazo para renovação da carteira para 10 anos

Foi
aprovado no Senado Federal nessa quinta-feira (03), por 46 votos a 21, o
projeto que aumenta o prazo para renovação da carteira de motorista de cinco
para dez anos. Agora, o texto retorna à Câmara dos Deputados para apreciação
dos parlamentares, já que houve mudanças.
O governo queria que o prazo alargado valesse para
condutores de até 65 anos. Entretanto, os deputados resolveram fazer
escalonamento diferente. Serão 10 anos para a renovação da carteira para os
condutores de até 50 anos, cinco anos para quem tem entre 50 anos e 70 anos, e
três anos para quem tiver mais de 70 anos.
Um dos
pontos polêmicas debatidos após a apresentação do projeto foi a alteração do
número de pontos necessários para a suspensão da carteira. O governo queria
aumentar de 20 para 40 o limite para que o infrator tivesse o documento
cassado. A medida, como foi sugerida, acabou sendo rejeitada.
Mas houve
uma modificação na regra atual. Com 20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais
infrações gravíssimas, terá a carteira suspensa. Se tiver apenas uma
infração gravíssima, será impedido de dirigir ao alcançar 30 pontos. E se não
constar entre as suas multas nenhuma infração gravíssima poderá acumular 40
pontos.

0 Comentários