”Vai ser até dezembro. Só não sei o valor”, diz Bolsonaro sobre auxílio

O
presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dizer na tarde desta
sexta-feira (21) que prorrogará o pagamento do auxílio emergencial até
dezembro. No entanto, o chefe do Executivo disse que ainda não sabe qual será o
valor praticado, que deverá ficar entre R$ 250 e R$ 400.
“Quando
estávamos perdendo tudo com a pandemia, nós começamos a reagir. O auxílio
emergencial foi bem vindo mas ele custa R$ 50 bilhões por ano [mês].
Infelizmente ele não pode ser definitivo mas vamos continuar com ele mesmo que
seja com valores diferentes até que a economia realmente possa pegar em nosso
país porque a maior dignidade que nós podemos ter nesta terra é ter um emprego
razoável. É isso que nós buscamos para todos vocês. É isso que nós queremos
para o Brasil.”, destacou.
“Vai ser
até dezembro. Só não sei o valor. São R$ 50 bilhões por mês, deixar bem claro
aqui. Então enquanto for possível, nós o manteremos. Mas vocês comecem a ter
consciência que ele não pode ser eterno”, concluiu.
A
declaração ocorreu durante a visita em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, onde
acompanhou a perfuração de um poço artesiano e anunciou também a ampliação de
crédito para a carcinicultura, para produtores de camarões na região.
No último
dia 19, o presidente já havia afirmado que o auxílio emergencial seria prorrogado
até o final do ano. O valor, no entanto, será menor do que os R$ 600 já pagos.
Na data,
o chefe do Executivo justificou que o atual valor do auxílio custa aos cofres
públicos mais de R$ 50 bilhões mensais. Em referência ao ministro Paulo Guedes,
o presidente apontou que “alguém na equipe econômica” sugeriu R$ 200, quantia
que Bolsonaro considera pouco, apesar de ter elencado o mesmo valor quando a
medida foi aventada. Bolsonaro completou dizendo que é possível chegar a um
“meio termo”.

0 Comentários