Morte de criança e mais casos de Covid-19 preocupam Secretaria de Saúde

Num momento em que se
aumenta a expectativa para a retomada das aulas presenciais na educação básica
em Pernambuco, o Estado assiste a um aumento de casos de crianças com doenças
respiratórias nas emergências e confirma a primeira morte de criança com
síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica que teve diagnóstico positivo
para o novo coronavírus.
A menina tinha 11 anos e
morava na capital pernambucana. A informação foi dada ontem pelo secretário
Estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa transmitida pela
internet. Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a menina deu entrada
num hospital público estadual em 23 de junho. Ela faleceu no dia seguinte e não
chegou a ser internada em leito de unidade de terapia intensiva (UTI).
Ainda
de acordo com a Sesau, a criança não tinha histórico de doença preexistente.
“Apresentou febre, conjuntivite, diarreia, dores abdominais, náusea, vômito,
manchas vermelhas pelo corpo e taquicardia. Ela teve histórico de contato com
familiares com suspeita de covid-19 e foi testada logo no dia 23. O RT-PCR deu
negativo para a doença, mas o teste rápido positivou”, diz a nota da
Secretaria.
Durante
a coletiva, André Longo ainda informou que Pernambuco tem nove casos
notificados da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica decorrente após
infecção pelo novo coronavírus. Entre eles, estão a menina que foi a óbito,
sete crianças que tiveram alta hospitalar e uma que permanece internada em
enfermaria. No dia 6 deste mês, o Estado divulgou os dois primeiros casos da
síndrome, que tem como sintomas febre persistente acompanhada de um conjunto de
manifestações, como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia,
dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório entre outros
sinais.
“Ninguém
está imune ao vírus. Todos podem se tornar vitimas da doença, até mesmo as
crianças. Por isso, devemos seguir as regras de educação sanitária, como a
lavagem das mãos, o distanciamento social e o uso de máscaras”, destacou André
Longo. Ele acrescentou que há mais de 100 leitos, sendo 37 de UTI, voltados
para crianças e bebês com quadros respiratórios em Pernambuco. “Atualmente a
ocupação média dessas vagas está em 64%, e estamos avaliando a possibilidade de
ampliação de novos leitos nos serviços de referência para covid-19.”
O
secretário frisou que, desde o início da pandemia no Estado, foram registrados
647 casos graves da doença até os 14 anos de idade, sendo 316 no primeiro ano
de vida. Outros 227 casos foram entre 2 e 9 anos, e mais 104 dos 10 aos 14
anos. Foram ainda confirmadas 48 mortes por covid-19 nessa faixa etária. “Temos
visto uma maior circulação de crianças com seus pais na retomada das atividades
no plano de convivência. Isso leva a uma maior exposição. Observamos, até
julho, queda expressiva nos casos de doenças respiratórias nas nossas
emergências, mas parece que agora temos uma maior procura dessas crianças pelas
emergências. Estamos atentos”, garantiu Longo.

0 Comentários