Enel vai parcelar automaticamente conta de luz após acordo do Procon
Após mais
de 50 mil reclamações registradas sobre aumento na
conta de luz, o Procon anunciou nesta terça-feira um acordo com
a Enel. O termo de cooperação assinado pelo órgão de defesa do consumidor e
pela distribuidora de energia assinaram prevê o parcelamento automático do
débito dos consumidores que registraram reclamação.
As queixas da
conta de energia quadruplicaram em julho e já superam 50
mil. O acordo também pretende evitar aglomerações e filas de consumidores na
frente de postos da concessionária de energia elétrica.
O
problema também levou o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) a abrir
inquérito contra a concessionária para investigar supostas práticas abusivas
adotadas pela empresa na cobrança da conta de energia elétrica na capital e
Grande São Paulo.
Medição
interrompida
No início
da pandemia de coronavírus, a medição do consumo de energia elétrica nas casas
foi interrompida devido à determinação de isolamento social. A Aneel (Agência
Nacional de Energia Elétrica), então, autorizou que as companhias de energia
realizassem a cobrança mensal pela média dos últimos doze meses.
A Enel
informou que, em junho, retomou a leitura presencial de 80% dos medidores de
energia dos clientes da companhia. Em julho, todos os equipamentos de medição
voltaram a ser lidos normalmente pela distribuidora.
“A
diferença, para mais ou para menos, entre o valor da conta faturada pela média
e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, com a
retomada da leitura pela distribuidora ou caso o cliente tenha realizado a
autoleitura”, informou a Enel.
Reclamações
Segundo o
Procon, os consumidores devem registrar reclamação na plataforma do órgão e
juntar a conta questionada, além dos mêses anteriores. As contas de energia com
aumento acima de 30% vão ser auditadas por uma força-tarefa da
instituição.
A
recomendação é que os pagamentos sejam mantidos para evitar cortes. Uma
possibilidade para o consumidor é entrar em contato com a Enel pedindo o
parcelamento dos valores em até 12 vezes. Havendo divergência, os valores
questionados serão cancelados e o que já foi pago será devolvido.
Como
reclamar
O
consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia
elétrica e não conseguir um retorno satisfatório da empresa pode procurar o
@proconsp, que disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site
(www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via
redes sociais.
Fonte: R7.Com
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