Após mais de 50 mil reclamações registradas sobre aumento na conta de luz, o Procon anunciou nesta terça-feira um acordo com a Enel. O termo de cooperação assinado pelo órgão de defesa do consumidor e pela distribuidora de energia assinaram prevê o parcelamento automático do débito dos consumidores que registraram reclamação.

As queixas da conta de energia quadruplicaram em julho e já superam 50 mil. O acordo também pretende evitar aglomerações e filas de consumidores na frente de postos da concessionária de energia elétrica.

O problema também levou o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) a abrir inquérito contra a concessionária para investigar supostas práticas abusivas adotadas pela empresa na cobrança da conta de energia elétrica na capital e Grande São Paulo.

Medição interrompida

No início da pandemia de coronavírus, a medição do consumo de energia elétrica nas casas foi interrompida devido à determinação de isolamento social. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), então, autorizou que as companhias de energia realizassem a cobrança mensal pela média dos últimos doze meses.

A Enel informou que, em junho, retomou a leitura presencial de 80% dos medidores de energia dos clientes da companhia. Em julho, todos os equipamentos de medição voltaram a ser lidos normalmente pela distribuidora.

“A diferença, para mais ou para menos, entre o valor da conta faturada pela média e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, com a retomada da leitura pela distribuidora ou caso o cliente tenha realizado a autoleitura”, informou a Enel.

Reclamações

Segundo o Procon, os consumidores devem registrar reclamação na plataforma do órgão e juntar a conta questionada, além dos mêses anteriores. As contas de energia com aumento acima de 30% vão ser auditadas por uma  força-tarefa da instituição.

A recomendação é que os pagamentos sejam mantidos para evitar cortes. Uma possibilidade para o consumidor é entrar em contato com a Enel pedindo o parcelamento dos valores em até 12 vezes. Havendo divergência, os valores questionados serão cancelados e o que já foi pago será devolvido.

Como reclamar

O consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia elétrica e não conseguir um retorno satisfatório da empresa pode procurar o @proconsp, que disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais.

Fonte: R7.Com

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