Presos deverão pagar pelas tornozeleiras eletrônicas, garante Lei aprovada em PE

Projeto de Lei nº 394/2019 aprovado
na Alepe é de autoria do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM)
Por
maioria de votos, foi aprovado o Projeto de Lei nº 394/2019, de autoria do
deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), determinando que os presos do Sistema
Prisional do Estado paguem pelo uso da tornozeleira eletrônica. A proposta tem
como objetivo regulamentar o ressarcimento, ao Estado, das despesas realizadas
com a aquisição dos equipamentos de monitoramento.
De acordo
com o PL, os presos terão que pagar os custos totais de forma proporcional ao
tempo de utilização das tornozeleiras eletrônicas, e em caso de não possuir
recursos próprios para realizar a restituição, deverão realizar o pagamento
através de trabalho. Se descumprir com a despesa será inscrito na Dívida Ativa
do Estado de Pernambuco, deixando de existir apenas em caso de não ter renda
fixa.
“Transferindo
para o preso o custo para aquisição das tornozeleiras eletrônicas o sistema
penitenciário poderá melhorar e direcionar esses custos economizados para
outras áreas. É grave a situação do sistema prisional brasileiro, com a
aprovação da medida, o Estado terá uma grande economia”, explicou o parlamentar,
que prevê uma economia de até um milhão de reais.
Segundo
dados da Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (SERES), o estado conta
com 34 mil prisioneiros, um déficit de 20 mil, e cada um deles custa cerca de
mil reais aos cofres públicos. Ainda de acordo com a SERES, o custo de uma
tornozeleira eletrônica é de aproximadamente R$ 236,00.
O Projeto
de Lei nº 394 /2019 segue em tramitação conjunta com o PL nº 439/2019, de
autoria do deputado estadual Delegado Erick Lessa. Os projetos estão na Comissão
de Redação Final e posteriormente receberão sanção do Governo do Estado,
tornando-se Lei em Pernambuco.

0 Comentários